O Ministério das Comunicações informou que a expansão da rede alcançará mais 19 estados, possibilitando a estrutura necessária para a oferta do serviço 5G standalone na faixa de 3,5 GHz em todos os municípios, universalizando o acesso a 197 milhões de pessoas, o que representa 92% da população do país.
Essa liberação já havia sido anunciada em julho, após uma decisão do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), que antecipou o cronograma de atendimento aos municípios. O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, destacou o esforço do governo em antecipar os prazos previstos no leilão, visando levar o serviço 5G para todas as cidades brasileiras.
A conclusão antecipada da desocupação da faixa de 3.625 MHz a 3.700 MHz em março deste ano permitiu que todo o cronograma previsto no edital 5G fosse acelerado. As operadoras terão que desenvolver seu planejamento para instalar o serviço nas localidades, com a expectativa de que todo o processo seja concluído antes de 2029, prazo estabelecido para a universalização do serviço 5G em todos os 5.570 municípios do Brasil.
Após a migração da faixa, os usuários dos canais de TV aberta que recebem transmissões pela antena parabólica precisarão adaptar seus equipamentos para evitar interferências com o 5G. Os inscritos no CadÚnico poderão solicitar um kit gratuito para essa adaptação à Entidade Administradora da Faixa, por meio do Programa Siga Antenado.
O 5G standalone, também conhecido como rede 5G pura, traz uma nova arquitetura de transmissão de dados móveis, independente da rede 4G existente anteriormente. Isso permite aos usuários acessar altas taxas de transmissão de dados, com baixo tempo de resposta, abrindo possibilidades de avanços na automatização de serviços e indústria.
O serviço está disponível em todas as capitais, e o objetivo é expandi-lo para alcançar todas as pequenas cidades do país. Para usufruir do 5G standalone, é necessário ter um aparelho compatível e assinar o serviço com a operadora.
A lista dos 506 municípios em que as prestadoras podem solicitar o licenciamento e ativação das estações de 5G na faixa de 3,5 GHz está disponível no site do Ministério das Comunicações. Este avanço representa um grande passo na transformação tecnológica e digital do país, abrindo portas para inovações e melhorias na qualidade de vida da população.