Durante todo o dia, os trens circularão por via única no trecho entre a Brigadeiro e a Consolação, de acordo com a companhia responsável pelo transporte metroviário. Essa intervenção está prevista para se repetir em outras datas, dependendo do andamento da obra.
Com um investimento de R$ 60 milhões, as obras do novo túnel tiveram início em novembro de 2022, ainda na gestão do ex-prefeito Rodrigo Garcia (PSDB), e têm um prazo de construção estimado em três anos.
A passagem subterrânea, que terá 90 metros de extensão e profundidade entre 20 e 25 metros, beneficiará cerca de 18 mil passageiros por hora, facilitando a transferência entre as duas linhas do metrô. A iniciativa busca otimizar o fluxo de passageiros, permitindo que a ligação atual seja utilizada somente por quem segue em um sentido único.
Além disso, a estrutura do novo túnel contará com equipamentos de ventilação e sensores para a contagem de passageiros que realizam a transferência entre estações.
Segundo informações do Metrô, a construção está sendo realizada utilizando o método austríaco Natm, no qual a escavação é feita primeiramente até atingir a profundidade desejada, seguida pela escavação horizontal até o ponto de destino.
Essas obras representam um avanço significativo para a mobilidade urbana na cidade de São Paulo, trazendo benefícios tanto para os passageiros quanto para o sistema de transporte público como um todo. A expectativa é de que a nova conexão entre as estações Consolação e Paulista traga maior eficiência e conforto para os usuários do metrô.