De acordo com as imagens, um bando de urubus próximos ao Aeroporto de Congonhas acabou colidindo com o avião Embraer 195, causando um incidente conhecido como “bird strike”. A fumaça emitida pelo motor direito da aeronave evidenciou que houve ingestão de pássaros.
Após a colisão, o piloto manteve o controle da situação e comunicou ao controlador de tráfego aéreo de Campinas sobre o ocorrido. O controlador questionou se era necessário apoio médico e onde havia sido o “bird strike”, ao que o piloto respondeu que não havia necessidade de apoio e que a situação estava controlada, apesar de uma leve vibração no motor.
A sequência do vídeo ainda mostra o avião realizando o pouso de emergência e equipes de emergência verificando seu estado antes da liberação para o taxiamento. O controlador informou aos pilotos que quatro aletas do motor estavam danificadas, mas nenhuma quebrada, e que nenhum resto da ave foi encontrado.
O incidente, que poderia ter tido proporções mais graves, foi controlado com sucesso pela tripulação e equipes de emergência presentes no Aeroporto de Viracopos. Ainda assim, o registro do ocorrido serve como alerta para a importância de medidas de prevenção e segurança para evitar acidentes como este no futuro.