Para esta quinta-feira, os termômetros devem marcar entre 14ºC e 25ºC, com a temperatura mínima se mantendo estável nos próximos dias. No entanto, a máxima gradativamente aumentará, podendo chegar a 28ºC no domingo (4). O Centro de Gerenciamento de Emergências alerta para a queda nos índices de umidade do ar nas horas mais quentes do dia, chegando a valores mínimos próximos a 45%.
A boa notícia é que entre os dias 10 e 12 de agosto, uma frente fria é esperada na região, quebrando o ciclo de calor e trazendo a expectativa de chuva. Apesar disso, a previsão para a segunda quinzena do mês não aponta frentes frias fortes, indicando que o clima quente deve se manter, com a possibilidade de uma nova massa de ar seca.
Agosto, tradicionalmente um mês de pouca chuva, pode apresentar alguns episódios de precipitação devido à passagem de frentes frias em alto mar. A agência Climatempo destaca que o tempo seco, característico de boa parte do mês de julho, deve continuar em agosto, especialmente nas regiões Centro-Oeste e Sudeste do país.
Portanto, os paulistanos devem se preparar para uma sequência de dias com variações de temperatura e baixa umidade do ar, até a chegada da frente fria no dia 10 de agosto, que trará um alívio do calor e a possibilidade de chuvas na região metropolitana de São Paulo.