A mudança foi oficializada em um encontro que contou com a presença do atual prefeito Paulo Serra (PSDB), que destacou o alinhamento político do Republicanos com sua gestão e com as propostas do pré-candidato Gilvan Júnior. Em nota, Gilvan comemorou o acordo e ressaltou que o grupo se fortalece com essa aliança, beneficiando os moradores de Santo André.
Por outro lado, o Republicanos estava apoiando Zacarias desde março, juntamente com o PP e o União Brasil. No entanto, em um vídeo divulgado pelo site “ABC em Off”, o ex-vereador Ailton Lima anunciou sua saída da presidência do partido em Santo André, passando o cargo para Fabio Cruz. Apesar disso, Lima afirmou que continuará auxiliando os pré-candidatos a vereador do partido.
Enquanto o Republicanos se une a Gilvan Júnior, o PP e o União Brasil ainda não definiram seu posicionamento, com o deputado federal Fernando Marangoni deixando no ar a possibilidade de não seguir com a nova aliança. Nos bastidores políticos, especula-se que o União Brasil possa se unir ao vereador e pré-candidato a prefeito Eduardo Leite (PSB), o que teria influenciado no adiamento do anúncio da pré-candidatura a vice do socialista.
Com a proximidade das convenções partidárias, previstas para este final de semana, a política em Santo André segue movimentada e repleta de incertezas em relação aos rumos das candidaturas e alianças. A decisão final sobre os apoios e coligações deverá ser conhecida nos próximos dias, quando os cenários políticos se definirem de maneira mais clara.