Maduro solicita perícia das atas eleitorais ao Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela em meio a controvérsias pós-eleições.

O presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, tomou uma atitude surpreendente ao apresentar um recurso ao Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) do país, solicitando uma perícia das atas eleitorais em posse de todos os partidos. Maduro afirmou que o Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) está disposto a disponibilizar 100% dos registros eleitorais que possuem e espera que cada candidato e partido façam o mesmo. Essa decisão de Maduro veio após ter sido proclamado reeleito pelo CNE e diante da pressão da oposição e organismos internacionais por transparência no processo eleitoral.

O presidente venezuelano defendeu a realização de uma perícia técnica de alto nível dos resultados eleitorais da eleição de 28 de julho, visando esclarecer eventuais irregularidades e ataques ao processo democrático. O pedido de Maduro é para que o Tribunal avalie minuciosamente todas as evidências e certifique a veracidade dos documentos. Desde o anúncio do resultado eleitoral, o CNE tem sido alvo de críticas e pressões, principalmente da oposição, que alega possuir 73% das atas eleitorais e contesta a vitória de Maduro.

Os protestos que eclodiram após a divulgação do resultado eleitoral resultaram em confrontos e distúrbios em diversas regiões da Venezuela. O Ministério Público informou sobre 1.062 pessoas detidas e 77 membros das forças de segurança feridos, além da trágica morte de um policial. A ONG venezuelana Foro Penal contabilizou 11 mortes de manifestantes durante os protestos.

As autoridades venezuelanas têm atribuído os distúrbios à tentativa de golpe de Estado, enquanto a oposição argumenta que as manifestações são legítimas e acusa o Estado de repressão política. A situação no país sul-americano permanece tensa e o desfecho desse embate político ainda é incerto. Aguarda-se as próximas decisões do TSJ e do CNE para que sejam esclarecidas as dúvidas em torno do processo eleitoral na Venezuela.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo