Profissionais da rede de apoio, como promotores, delegados e assistentes sociais, podem se inscrever no curso até o dia 29 de agosto através do site da Univesp. As aulas serão ministradas por especialistas no tema e divididas em quatro módulos, com conteúdo gravado, material pedagógico recomendado e supervisores disponíveis para auxiliar os participantes.
O curso abordará diversos temas relevantes, como marcadores sociais de gênero e raça, capacitismo, legislação e tipificação da violência, escuta qualificada, tecnologias assistivas, entre outros. Além disso, será enfatizada a importância do trabalho em rede para garantir um atendimento adequado às mulheres com deficiência vítimas de violência.
Uma das características da Escola da Inclusão é a acessibilidade, com ferramentas como Libras e audiodescrição disponíveis. Os participantes que concluírem o curso receberão certificação, e as aulas estarão disponíveis a partir do dia 9 de setembro, com encerramento previsto para 9 de novembro.
Essa iniciativa da SEDPcD-SP reflete um compromisso com a inclusão e o atendimento adequado às mulheres com deficiência em situação de vulnerabilidade. A parceria com a Univesp demonstra a preocupação em oferecer educação de qualidade e acessível a todos os profissionais da rede de apoio. A expectativa é de que o curso contribua significativamente para aprimorar o acolhimento e assistência a esse público específico.