Segundo a organização, a chamada contempla inscrições de atividades financiadas ou de adesão à programação. Serão aceitas propostas de atividades artísticas, formativas, ações e parcerias que abordem temas como consumo consciente, água, energias renováveis, biodiversidade, mudanças climáticas, mobilidade urbana, cidadania, diversidade, inclusão social, entre outros.
A Virada Sustentável se destaca por oferecer uma programação cultural inteiramente gratuita, sempre com foco na sustentabilidade social, ambiental, cultural e econômica. Neste ano, o evento traz o conceito de acupuntura urbana, promovendo a requalificação de espaços públicos por meio de intervenções locais. Intervenções visuais, musicais, cênicas e performances serão realizadas em locais de grande circulação de pessoas, como estações de metrô, ônibus, feiras livres, escolas, hospitais, praças e ruas.
O objetivo da Virada Sustentável é impactar e estimular a reflexão sobre sustentabilidade, alcançando também aqueles que normalmente não têm acesso a atividades do gênero. Além de retornar às cidades de Manaus, Porto Alegre e São Paulo, o evento será realizado pela primeira vez em Curitiba. Outra novidade é que a Virada Sustentável acontecerá entre os meses de outubro e dezembro deste ano.
Com uma proposta inovadora e engajada, a Virada Sustentável promete oferecer uma experiência enriquecedora para todos os participantes, destacando a importância da sustentabilidade em diversas esferas da sociedade.