Batizado como Lote Nova Raposo, o projeto abrange a concessão de 93 km de estradas atualmente operadas pela Via Oeste. O grupo empresarial vencedor terá a oportunidade de operar o sistema por 30 anos, com investimentos estimados em cerca de R$ 7,3 bilhões. A abertura dos envelopes para a concorrência está agendada para o dia 25 de novembro na sede da Bolsa de Valores de São Paulo.
A proposta traz consigo aumentos progressivos das tarifas de pedágio, variando entre 10% e 61%, a depender do tipo de melhorias viárias realizadas. As mudanças previstas incluem a construção de faixas adicionais em pista simples, a duplicação de pista simples e a implementação de faixas adicionais em pista dupla. Ainda, a previsão é que a nova concessão resulte em redução das tarifas para os usuários, com uma diminuição média de 20% a partir de abril de 2025.
As intervenções no sistema viário, que contemplam trechos urbanos das rodovias e a criação de novas vias de ligação entre as cidades da região metropolitana, têm despertado críticas por parte de alguns movimentos de moradores. Eles questionam a proposta de construção de mais pistas para o estímulo do uso de automóveis, preocupando-se com possíveis impactos ambientais e urbanos.
Diante das alterações no projeto e das modificações realizadas para reduzir o impacto nas áreas residenciais e ambientais, o governo ressalta a importância das melhorias viárias previstas, visando a segurança viária e a fluidez do tráfego na região. A expectativa é de que, com a conclusão das obras e a implementação das novas vias, o sistema viário da região metropolitana de São Paulo seja beneficiado e os deslocamentos entre as cidades se tornem mais eficientes.