Em relação aos furtos, foram notificados 274.444 casos, uma queda de 4% em relação ao ano passado. Na capital, a Polícia Civil registrou 59.751 casos de roubo, uma redução de 12%, e 119.134 casos de furto, uma queda de 3%, nos primeiros seis meses deste ano.
O secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, atribuiu essa redução à estratégia adotada para combater os crimes patrimoniais, incluindo aumento do policiamento ostensivo e intensificação das investigações. Segundo Derrite, houve um forte combate aos receptadores e aos desmanches ilegais que lucram com atividades ilícitas, o que contribuiu para a diminuição dos casos.
Além disso, as notificações de homicídio e estupro também tiveram uma queda no estado e na capital. Os casos de violência sexual diminuíram 1,2% no estado e 4,6% na capital. Já os homicídios tiveram uma redução de cerca de 7% no estado e de quase 13% na capital.
No entanto, houve um aumento nas queixas de latrocínio, que é o roubo seguido de morte. O estado registrou um aumento de 15% nas vítimas de latrocínio, passando de 80 para 92, e a cidade de São Paulo teve cinco casos a mais, totalizando 27 vítimas.
A SSP garantiu que as polícias Civil e Militar estão empenhadas em esclarecer e reduzir os crimes contra a vida no estado e na capital. A segurança pública continua sendo uma preocupação constante, e as autoridades seguem trabalhando para garantir a segurança e a tranquilidade dos cidadãos.