O desperdício de alimentos é um problema global, com estimativas apontando para 1 bilhão de toneladas de alimentos sendo jogadas fora anualmente em todo o mundo. No Brasil, são descartadas 26 milhões de toneladas por ano. Diante dessa realidade alarmante, a Comida Invisível surge como uma solução inovadora e transformadora.
A empresa, fundada há sete anos, inicialmente atuava como um grupo de estudos sobre alimentação, mas logo evoluiu para uma plataforma que conecta empresas com alimentos excedentes a ONGs que atuam com pessoas em situação de vulnerabilidade social. Através da geolocalização, as empresas informam os alimentos disponíveis e a Comida Invisível faz a ponte com a ONG mais próxima para recebê-los, garantindo a segurança jurídica e ambiental do processo.
Os resultados dessa iniciativa já são significativos: no ano passado, a Comida Invisível destinou o equivalente a 2,4 milhões de refeições para ONGs e a meta para este ano é dobrar esse número, garantindo 400 mil refeições por mês em todo o Brasil. A plataforma conecta cerca de três mil ONGs com mais de 700 empresas, incluindo grandes nomes como Ambev, McDonald’s, Grupo Accor e Rede D’Or.
Além de combater o desperdício, a Comida Invisível promove a conscientização sobre a importância de aproveitar alimentos em condições de consumo, evitando que acabem em aterros sanitários e contribuam para a emissão de gases poluentes. Com 20 funcionários distribuídos entre São Paulo e Recife, a empresa atua em todos os estados do Brasil, garantindo que a comida desperdiçada tenha o destino certo: a mesa daqueles que mais precisam.