O treinamento foi ministrado pela equipe da Tocalivros, empresa responsável pela administração do software. Os participantes aprenderam a operar o sistema, tanto como administradores quanto como usuários da biblioteca. Além disso, foram instruídos sobre como acessar os volumes digitais e as edições de audiobooks presentes no acervo literário.
A implementação da biblioteca digital em Ribeirão Pires teve início com a aquisição de 15 computadores que estarão disponíveis para uso dos moradores da Estância. Além disso, o espaço conta com uma lousa digital, ampliando as possibilidades de interação e aprendizado.
O acesso ao sistema de biblioteca digital poderá ser feito por computadores, notebooks e smartphones, 24 horas por dia, sete dias por semana. Além disso, o sistema permitirá o acesso simultâneo de múltiplos usuários, possibilitando que toda a comunidade tenha acesso ao mesmo conteúdo ao mesmo tempo.
Estima-se que o software irá disponibilizar no mínimo 30 mil e-books e 3 mil audiolivros. Diversas editoras renomadas como Grupo Record, Novo Século, Editora Melhoramentos, Harpers Collins e Sextante estão na lista de parceiras do projeto, além de pelo menos 30 outras publicadoras que contribuirão com o acervo.
Com a implementação dessa biblioteca digital, Ribeirão Pires busca incentivar o hábito da leitura e facilitar o acesso dos munícipes a uma grande variedade de obras literárias de forma gratuita e acessível.