Em Santo André, por exemplo, a Prefeitura oferece 19 cursos fixos, além de outros temáticos de acordo com a época do ano. Atualmente, são 323 vagas disponíveis em áreas como panificação, assistente de cabeleireiro, designer de sobrancelhas, barbearia, saúde bucal, entre outros. Os cursos variam de duração, podendo ocorrer em períodos que vão de uma semana a um mês e meio.
Em São Bernardo, a oferta de cursos gratuitos de capacitação profissional é ainda maior, com mais de 1.100 vagas disponíveis neste ano. As áreas abrangem gastronomia, beleza, informática, administração e saúde, sendo realizados em parceria com o Sebrae, Senai e Senac, por meio do Programa Qualifica Mais SBC.
Em Diadema, a Fundação Florestan Fernandes oferece 40 cursos, com destaque para as capacitações em e-commerce, precificação de produtos e padronização de produtos. Os interessados podem se inscrever nas mais de 140 vagas disponíveis em cada curso, que abordam temas como higiene e manipulação de alimentos, introdução à Economia Solidária, práticas de Economia Solidária, entre outros.
São Caetano também se destaca por meio de um convênio com o Sebrae, que oferece diversos cursos presenciais de capacitação com capacidade para até 40 inscritos por curso. As opções abrangem temas como fluxo de caixa, vendas, divulgação, planejamento de marketing, organização de negócios, entre outros.
Por fim, em Rio Grande da Serra, as oportunidades de capacitação estão disponíveis através do portal do Sebrae, em uma parceria com a Prefeitura, com cursos online e presenciais. A administração municipal não divulgou informações específicas sobre os cursos disponíveis, mas os interessados podem acessar o portal do Sebrae para mais detalhes.
Assim, a capacitação profissional se mostra como uma importante ferramenta para aqueles que buscam se destacar no mercado de trabalho e aprimorar suas habilidades, contribuindo para o crescimento pessoal e profissional dos indivíduos da região do ABC.