De acordo com as informações divulgadas, o processamento de passageiros e o controle de segurança serão realizados nos pisos 2 e 3 do terminal, áreas que não foram afetadas pelas inundações. Para garantir o fluxo de passageiros, o serviço de check-in e embarque será feito em uma área adaptada no terminal internacional, uma vez que a área doméstica está passando por reformas.
Os passageiros que precisarem acessar o terminal deverão utilizar a rampa externa que leva ao piso 2. Durante este primeiro momento, o acesso ao procedimento de embarque será exclusivamente pelas portas 5 e 6, sendo necessário que os passageiros subam ao piso 3 para a inspeção de segurança, conforme informado pelo Ministério de Portos e Aeroportos.
O horário de funcionamento do terminal será das 6h às 21h, com recomendação para que os passageiros compareçam com três horas de antecedência em relação ao horário do voo. O processo de embarque será encerrado 1h30 antes do voo, por isso é importante que os passageiros estejam atentos aos horários e cumpram as orientações fornecidas.
Além disso, sinalizações foram colocadas no local para orientar os usuários sobre o acesso ao embarque nos ônibus com destino à Base Aérea de Canoas, que fica a aproximadamente 10 quilômetros do aeroporto Salgado Filho. Os passageiros devem estar atentos e seguir as instruções fornecidas para garantir uma experiência segura e tranquila durante o processo de embarque e desembarque.