Um dos fatores que contribuíram para o aumento do número de atletas mulheres em Paris foi a participação em esportes coletivos, que possuem a maior quantidade de vagas disponíveis. As brasileiras estarão presentes nas competições de futebol, vôlei, handebol e rugby, enquanto os homens asseguraram presença apenas no vôlei e no basquete.
Com a crescente ascensão das atletas brasileiras, a expectativa por conquistas de medalhas também aumenta. Grandes nomes do esporte nacional, como Rebeca Andrade na ginástica artística, Beatriz Ferreira no boxe, Rayssa Leal no skate street, Ana Marcela Cunha na maratona aquática, e a dupla Ana Patrícia/Duda no vôlei de praia, despontam como favoritas ao pódio.
Segundo Rogério Sampaio, diretor-geral do COB, existe uma chance real de que as mulheres conquistem mais medalhas do que os homens pela primeira vez na história dos Jogos Olímpicos, baseado no desempenho recente das atletas em competições internacionais.
A equipe de ginástica artística será a primeira a chegar na Vila Olímpica em Saint Denis, um subúrbio de Paris, às margens do Rio Sena. A chegada dos atletas brasileiros está prevista para a próxima quinta-feira (18), e o Brasil competirá em 39 modalidades, incluindo o judô, vela e atletismo, que são algumas das modalidades mais bem sucedidas do país em Jogos Olímpicos.
Para conferir a lista completa de modalidades em que o Brasil estará presente em Paris, acesse o site do COB e acompanhe a cobertura completa dos Jogos Olímpicos de 2024.