Todos os setores analisados fecharam o mês de junho com variações de preços negativas, contribuindo para a manutenção do ritmo de desaceleração do Índice Ceagesp. O destaque ficou para o setor de Diversos, que registrou a maior redução de preço devido à melhora nas condições meteorológicas, como a diminuição do calor intenso e do volume de chuvas, favorecendo o plantio e a colheita dos produtos.
No setor de Frutas, a variação foi de -5,90%, com destaque para as reduções nos preços de mamão Havaí, melancia, maracujá azedo e banana prata. Já no setor de Legumes, a variação foi de -3,47%, com quedas nos preços de beterraba, cenoura, pimentão amarelo e tomate Carmem. O setor de Verduras teve variação de -3,32%, com reduções nos preços de alface, rabanete, espinafre e milho verde.
No setor de Diversos, a variação foi de -2,51%, com quedas nos preços de batata, cebola, ovos de codorna e ovos brancos. Em relação ao setor de Pescados, a variação foi de -5,45%, com reduções nos preços de tainha, pescada branca, peróa branco e salmão importado.
O Índice Ceagesp é um importante indicador de variação de preços no atacado de Frutas, Legumes, Verduras, Pescado e Diversos. Divulgado mensalmente, os 155 itens da cesta são escolhidos pela sua representatividade em cada setor. Lançado em 2009 pela Ceagesp, o índice é uma referência nacional em abastecimento de alimentos frescos.