Estoques de petróleo nos EUA têm queda maior do que o esperado, conforme dados do Departamento de Energia.

Os estoques de petróleo nos Estados Unidos sofreram uma redução inesperada na semana passada, de acordo com dados divulgados pelo Departamento de Energia (DoE) do país. O relatório apontou uma queda de 3,443 milhões de barris, totalizando 445,096 milhões de barris armazenados. Essa diminuição surpreendeu os analistas consultados pelo renomado jornal The Wall Street Journal, que esperavam um recuo bem mais modesto, de 1,1 milhão de barris.

Além disso, os números referentes aos estoques de gasolina e destilados também apresentaram variações significativas. Enquanto os estoques de gasolina tiveram uma redução de 2,006 milhões de barris, ficando em 229,666 milhões de barris, os de destilados aumentaram em 4,884 milhões de barris, alcançando a marca de 124,612 milhões de barris. Esses dados divergiram das expectativas, que previam uma queda de apenas 1,4 milhão de barris para a gasolina e um incremento de apenas 200 mil barris para os destilados.

A taxa de utilização da capacidade das refinarias também se destacou, atingindo 95,4% na semana analisada, contra os 93,5% registrados na semana anterior. Essa elevação foi superior à previsão dos especialistas, que aguardavam um índice de 93,5%.

Outros dados relevantes do relatório apontam que os estoques de petróleo em Cushing apresentaram uma diminuição de 702 mil barris, totalizando 33,539 milhões de barris. Já a produção média diária de petróleo nos EUA subiu de 13,2 milhões de barris para 13,3 milhões de barris, indicando um aumento na atividade petrolífera no país.

Essas variações inesperadas nos estoques de petróleo e seus derivados, juntamente com o aumento na produção interna, podem impactar os mercados globais de energia e influenciar os preços dos combustíveis nos próximos dias. A economia mundial está atenta a essas movimentações no setor energético, em um contexto de grande volatilidade nos mercados internacionais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo