É importante ressaltar que, de acordo com o BC, não foram comprometidos dados sensíveis, como senhas, informações de movimentações financeiras ou saldos em contas transacionais. As informações vazadas são de natureza cadastral e não permitem acesso a recursos ou outras informações financeiras das contas.
A autarquia afirmou que o incidente de segurança ocorreu devido a falhas pontuais nos sistemas da 99Pay e que todas as medidas necessárias estão sendo tomadas para investigar o caso detalhadamente e aplicar as sanções previstas na regulamentação vigente.
Os clientes afetados serão informados sobre o vazamento por meio do aplicativo ou internet banking de seus bancos. O BC enfatizou que nem a instituição nem o próprio Banco Central entrarão em contato com os usuários afetados através de aplicativos de mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail.
Esse episódio reforça a importância da segurança de dados no sistema financeiro e a necessidade de empresas e instituições garantirem a proteção das informações dos clientes. O BC continuará monitorando e tomando as medidas necessárias para proteger a integridade e segurança do sistema de pagamentos Pix.