Tota se destacou ao atacar o pelotão logo no quinto quilômetro da corrida, sendo seguida apenas pela italiana Alessia Missiaggia. As duas conseguiram abrir uma vantagem de 4 minutos sobre o grupo principal até o quilômetro 78, momento em que a brasileira acelerou mais uma vez e liderou sozinha por mais 30 km. Durante esse percurso, Tota conquistou as duas metas de montanha, antes de ser alcançada pelo pelotão a pouco mais de 1 km do final.
A jovem de 24 anos acabou terminando a etapa na 87ª posição, 46 segundos atrás da vencedora, a italiana Chiara Consonni. Na classificação geral, ela ocupa a 108ª posição entre 153 participantes, a 3 minutos e 18 segundos da líder, a italiana Elisa Longo Borghini.
Como a ciclista mais rápida nas montanhas, Tota terá o privilégio de vestir a camisa azul de rainha da montanha na terceira etapa do Giro. Em entrevista no pódio, ela afirmou: “Espero que essa conquista possa inspirar as futuras gerações na busca de seus sonhos e que mais brasileiras alcancem o cenário das grandes competições europeias.”
Antes de Tota, apenas Flávia Oliveira havia alcançado tal feito, ao vestir a camisa de rainha da montanha em 2015 durante as últimas quatro etapas da competição. Nesta terça-feira, o Giro terá início na cidade de Sabbioneta, com as atletas percorrendo 113 km até Toano, na região da Emília Romana. Ao todo, a prova possui 876,7 km e 14 metas de montanha a serem conquistadas. A expectativa é grande para ver até onde Tota Magalhães poderá chegar nessa importante competição internacional.