Lei sancionada pelo presidente Lula da Silva dá nome de Sérgio Lobato Machado à perimetral que liga Foz do Iguaçu à Ponte da Integração

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou sem vetos a Lei 14.918, de 2024, que agora denomina o trecho que conecta a BR-277, em Foz do Iguaçu (PR), à nova Ponte da Integração Brasil-Paraguai como “Perimetral Sérgio Lobato Machado”. Essa decisão foi oficializada e publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (8).

A homenagem ao empresário paranaense Sérgio Lobato Machado, um dos responsáveis pela articulação da construção da segunda ponte que conecta Foz do Iguaçu à Ciudad del Este, no Paraguai, foi proposta pelo deputado federal Nelsi Coguetto Maria, conhecido como Vermelho. O Projeto de Lei 1.675/2022, que deu origem a essa norma, foi acatado após sugestão de vereadores da região de Foz do Iguaçu.

No Senado, o projeto foi analisado pela senadora Margareth Buzetti na Comissão de Infraestrutura, onde foi aprovado por decisão terminativa. Em seu parecer, a senadora ressaltou a importância de Sérgio Lobato Machado para o desenvolvimento e turismo de Foz do Iguaçu, destacando sua atuação nos setores turístico, hoteleiro e imobiliário.

Vermelho também enfatizou o papel de Machado na viabilização da construção da segunda ponte, visando aliviar o intenso tráfego de caminhões na Ponte da Amizade. O empresário faleceu em 2021, vítima de Covid-19, deixando um legado de dedicação pela melhoria da infraestrutura e integração entre Brasil e Paraguai.

Com a sanção da Lei 14.918, a Perimetral Sérgio Lobato Machado passa a ser uma homenagem concreta ao legado e trabalho do empresário que tanto contribuiu para o desenvolvimento da região fronteiriça entre Brasil e Paraguai.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo