Ibovespa mira queda com recuo do mercado de ações em Nova York e baixa do minério de ferro na China

Na volta do feriado de quinta-feira, 4 de julho, nos Estados Unidos, o mercado financeiro brasileiro não encontrou motivos para empolgação. Apesar da alta da maioria dos índices de ações em Nova York e do recuo dos rendimentos dos Treasuries, o Ibovespa mostrou tendência de queda.

As ações ligadas ao minério de ferro foram as principais responsáveis pelo recuo, com o fechamento em baixa de 2,03% em Dalian, na China. O operador de renda variável da Manchester Investimentos, Diego Faust, avalia que o movimento de correção após as altas recentes é apenas técnico, mas ainda há perspectiva de fechamento da semana com valorização, a terceira seguida.

Na última quinta-feira, o Índice Bovespa fechou com alta de 0,40%, atingindo os 126.163,98 pontos, em seu quarto dia consecutivo de elevação. Por volta das 11 horas, o índice acumulava avanço de 1,65% na semana, apesar do mercado americano fechado naquele dia, o que limitou um pouco a alta do Ibovespa, de acordo com o analista da Ouro Preto Investimentos, Bruno Takeo.

No cenário interno, a agenda esvaziada de indicadores no Brasil trouxe destaque para o debate em torno da reforma tributária, com a expectativa de votação do primeiro projeto de lei na semana seguinte. Já no exterior, a divulgação do relatório oficial de emprego dos Estados Unidos, o payroll, mostrou a criação de 206 mil empregos em junho, um pouco acima das expectativas.

Apesar dos resultados, as apostas continuam indicando um possível corte dos juros pelo Federal Reserve em setembro. O presidente do Fed de Nova York, John Williams, destacou em evento na Índia o progresso significativo em relação à inflação nos EUA, mas ressaltou que ainda há um caminho a percorrer rumo à meta inflacionária.

Mesmo com o ambiente econômico incerto, o Ibovespa busca se manter em patamares relevantes, com máxima alcançada aos 126.661,59 pontos. A despeito dos desafios, a expectativa positiva em relação à reforma tributária e aos cortes de despesas do governo brasileiro trazem alguma esperança para os investidores.

Enquanto a bolsa de valores brasileira enfrenta seus desafios, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa de eventos na Grande São Paulo nesta sexta-feira. Com Petrobrás subindo entre 0,75% e 1,87% e Vale caindo 0,60%, o Ibovespa registrava queda de 0,20% às 11h25. A expectativa é de que o mercado se mantenha atento aos próximos movimentos, enquanto busca se posicionar da melhor forma diante das incertezas nacionais e internacionais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo