De acordo com as autoridades, a quadrilha atuava em cidades do interior de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Alagoas, sendo responsável por diversos crimes nessas localidades. A operação contou com a participação de policiais da 4ª Delegacia Patrimônio de Araçatuba, que auxiliaram nas investigações para identificar a estrutura operacional do grupo.
As investigações revelaram que os criminosos escolhiam suas vítimas através de um falso telemarketing, utilizando dados de bancos para selecionar alvos com alto poder aquisitivo. O líder da quadrilha monitorava as vítimas através de ligações automáticas para verificar se estavam em casa, facilitando assim a invasão.
Os suspeitos se deslocavam em carros clonados, equipados com ferramentas para arrombamento e armas de fogo, visando furtar objetos de valor como joias, dinheiro, relógios e armas. Com os presos foram encontrados celulares, notebooks, valores em espécie, joias e outros objetos de luxo, sendo que todos eles estão sendo investigados por roubo, furto e associação criminosa.
A polícia ressaltou a importância da ação para desmantelar essa quadrilha e reforçou o trabalho conjunto entre as diferentes delegacias e estados para combater crimes dessa natureza. A população, por sua vez, deve estar atenta e adotar medidas de segurança em suas residências para evitar ser vítima de criminosos como esses.