Com esse resultado, o Brasil fica em vantagem no Grupo B, que também conta com Camarões, próximo adversário do time brasileiro no torneio. A competição em Riga tem seis seleções em busca de apenas uma vaga nas Olimpíadas de Paris-2024, divididas em dois grupos de três equipes.
Os dois melhores colocados de cada grupo avançarão para as semifinais, e apenas o campeão garantirá a vaga olímpica. Vale ressaltar que a seleção masculina não disputa uma Olimpíada desde o Rio-2016, quando teve a vaga garantida por ser o país-sede. A melhor colocação do Brasil foi a medalha de bronze em Londres-1948 e Roma-1960.
No confronto contra Montenegro, o técnico Aleksandar Petrovic escalou Huertas, Georginho, Gui Santos, Caboclo e Felício como titulares. Apesar do início difícil e da vantagem de 10 pontos para o time adversário, o Brasil conseguiu se recuperar e virar o jogo em 61/59, liderando o placar pela primeira vez.
Com cestas importantes de três pontos de jogadores como Leo Meindl, Lucas Dias e Marcelinho Huertas, a equipe brasileira conseguiu administrar a vantagem e garantir a vitória. Destaque para Caboclo, o cestinha da partida com 25 pontos, enquanto Vucevic foi o principal pontuador de Montenegro com 17 pontos.
Com essa atuação memorável, a seleção brasileira segue firme em busca da vaga para as Olimpíadas de 2024, mostrando um basquete de qualidade e determinação em uma competição tão acirrada como o Pré-Olímpico em Riga. O próximo desafio contra Camarões promete ser mais um teste de grande importância para o time nacional.