Ao longo do dia, das 9h às 12h, 13h às 16h e das 19h às 22h, os usuários dos transportes públicos poderão participar das ações da campanha. Dentre os serviços disponíveis, está a aferição da pressão arterial, sem limite de atendimentos, e o teste de glicemia capilar, limitado a 100 por estação, em pessoas diabéticas ou com histórico familiar da doença.
A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus, medicamentos, álcool, drogas, doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. Muitas vezes, a doença não apresenta sintomas, mas quando surgem, eles incluem cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
As hepatites virais são foco da campanha e são causadas pelos vírus A, B, C, D e E. O objetivo é reforçar as ações de prevenção e controle dessas doenças, buscando informar a população e incentivar a realização de exames para o diagnóstico precoce.
É importante lembrar que a prevenção é fundamental para evitar complicações decorrentes das hepatites virais. A participação na campanha do “Julho Amarelo” nas estações da CPTM é uma oportunidade para se conscientizar e cuidar da saúde.