O edital do concurso está previsto para ser publicado no próximo mês de agosto, com expectativa de que os novos contratados iniciem suas atividades ainda este ano, já em dezembro. Além das vagas para nível operacional, também serão disponibilizadas oportunidades para cargos de nível superior, como advogados, arquitetos e engenheiros, contemplando assim uma diversidade de perfis profissionais.
Outra medida anunciada pela empresa foi a implementação de um Programa de Desligamento Voluntário (PDV), atendendo a uma solicitação dos próprios funcionários da estatal. A proposta do PDV ainda está em processo de aprovação pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST) e visa proporcionar uma oportunidade de desligamento de maneira voluntária para os colaboradores que atenderem aos critérios estabelecidos.
Os requisitos para participação no PDV incluem ter idade entre 55 e 75 anos, tempo de efetivo exercício nos Correios igual ou superior a 25 anos, além de ter recebido remuneração por pelo menos 36 meses nos últimos 60 meses. A expectativa é de que o programa proporcione uma alternativa viável para os funcionários que desejam encerrar seu ciclo na empresa de forma voluntária.
Com essas medidas, os Correios buscam reforçar sua capacidade operacional e otimizar os serviços prestados à população, ao mesmo tempo em que oferecem oportunidades de ingresso e saída para seus colaboradores.