Massa de ar polar derruba temperaturas no sul do Brasil e cidades registram geada nas primeiras horas da manhã

As cidades do sul do país amanheceram neste domingo (30) com temperaturas baixas e geada, devido a uma forte e ampla massa de ar polar que atingiu o Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Na região da Serra Catarinense, em Urupema, a temperatura negativa chegou a -7,2 graus Celsius (°C), sendo a mais baixa registrada no estado neste ano. Outras cidades como São Joaquim (-6,7°C), Urubici (-5,7°C), Painel (-4°C) e Bocaina do Sul (-3,2°C) também tiveram temperaturas negativas.

No Rio Grande do Sul, em São José dos Ausentes, os termômetros marcaram -4°C, enquanto em Gramado, destino turístico da Serra Gaúcha, a temperatura foi de 0°. Já em Porto Alegre, a mínima foi de 5°C.

Em Curitiba, no Paraná, a temperatura foi de 2°C, e em Foz do Iguaçu, na Tríplice Fronteira, os termômetros chegaram a marcar 5°C. Os dados são da Epagri/Ciram, órgão do governo estadual de Santa Catarina, e do Inmet.

Segundo o instituto, a intensificação e mudança de direção do vento devem ainda acentuar o frio nos próximos dias na Região Sul, alertando para a continuidade das baixas temperaturas e possíveis geadas.

Os moradores das cidades afetadas pela onda de frio intenso devem se manter atentos às recomendações das autoridades locais e se protegerem adequadamente, a fim de evitar problemas de saúde relacionados ao clima adverso. A previsão é de que as temperaturas permaneçam baixas nos próximos dias, tornando necessário o cuidado redobrado com a chegada do inverno.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo