Segurança pública em SP é apontada como o maior problema por eleitores: pesquisa revela preocupação com crimes na cidade.

A segurança pública tem sido apontada como o principal problema da cidade de São Paulo por 29% dos eleitores, de acordo com uma pesquisa divulgada pela Genial/Quaest. Esse número supera questões como saúde, educação e transporte público, que geralmente são temas debatidos em eleições municipais.

O jornal “O Estadão” publicou recentemente o Radar da Criminalidade, uma ferramenta interativa que mostra as ocorrências policiais registradas em cada endereço na capital paulista. Os dados revelam que o roubo de celular foi o crime mais comum em maio, totalizando 4.361 ocorrências. Pinheiros, localizado na zona oeste, foi o distrito com a maior quantidade de crimes registrados, enquanto Socorro, na zona sul, teve o menor número de ocorrências.

Apesar disso, o primeiro trimestre de 2024 apresentou uma queda no número de homicídios, roubos, furtos e estupros, mas um aumento nos latrocínios (roubo seguido de morte) em São Paulo. A segurança pública é uma responsabilidade do governo estadual, que controla as polícias Civil e Militar, mas a Prefeitura também desempenha um papel importante por meio da Guarda Civil Municipal (GCM) e de políticas em áreas como educação, assistência social e saúde.

As eleições municipais de outubro indicam que a segurança pública será um dos temas centrais, com pré-candidatos apresentando propostas distintas para lidar com a questão. Além disso, figuras como José Luiz Datena, que tem focado na infiltração do Primeiro Comando da Capital (PCC) no poder público, e os demais pré-candidatos também têm se posicionado de formas diversas em relação ao combate à criminalidade.

Entre as propostas dos pré-candidatos estão o aumento do efetivo da GCM, investimento em tecnologia para o combate ao crime, fortalecimento do policiamento de proximidade e a integração de câmeras de segurança. Diferentes abordagens, como o combate ao crime organizado e a implementação de políticas sociais, são discutidas como possíveis soluções para a questão da segurança pública em São Paulo.

Em resumo, a segurança pública tem se mostrado como uma das principais preocupações dos eleitores em São Paulo e os pré-candidatos estão buscando maneiras de lidar com esse problema de forma eficaz e abrangente. A integração entre governo estadual e municipal, investimento em tecnologia e ações preventivas são algumas das estratégias propostas para melhorar a situação da segurança na cidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo