A iniciativa tem como objetivo principal garantir assistência, diagnóstico, tratamento, prevenção e controle de enfermidades ocasionadas pelos desastres meteorológicos que atingiram a região. Os recursos serão utilizados para a manutenção e ampliação de insumos e para a contratação de equipes que irão atuar no restabelecimento da saúde da população dessas localidades.
Além do investimento na reconstrução da rede de assistência, o Ministério da Saúde também anunciou o credenciamento de equipes de saúde para os municípios afetados, com o objetivo de garantir a transferência de incentivos financeiros para o custeio dessas equipes multiprofissionais e de serviços de atenção básica. A portaria publicada prevê um total de R$ 50,9 milhões para minimizar os impactos da tragédia e para restaurar as estruturas de saúde no estado.
Com esse recurso, será possível que as cidades realizem o credenciamento de equipes e profissionais de saúde da família, saúde bucal, equipes multiprofissionais e agentes comunitários de saúde, fortalecendo assim a atenção primária na região. Além disso, a pasta mencionou a oferta de centros de especialidades odontológicas e laboratórios regionais de próteses como parte das ações de melhoria da saúde pública nessas localidades impactadas pelas enchentes.