A proposta do projeto foi aprovada em primeira discussão durante a Sessão Plenária do dia 21 de maio e desde então tem sido debatida com a população em audiências públicas realizadas nos dias 29 de maio e 4 de junho. De acordo com a administração municipal, a criação do parque tem o objetivo de ampliar e requalificar os espaços públicos, a paisagem e as áreas verdes da região, proporcionando mais espaços de lazer, cultura e contato com a natureza. Além disso, a iniciativa visa recuperar e reabilitar as áreas centrais da cidade, bem como proteger o patrimônio histórico presente no local.
A participação na Audiência Pública pode ser feita de forma presencial, por videoconferência ou através do envio de sugestões por meio de formulário digital. Para mais informações sobre como participar, os interessados podem acessar o hotsite de Audiências Públicas da Câmara Municipal de São Paulo.
O debate será transmitido ao vivo pelo Portal da Câmara, incluindo o Auditório Prestes Maia, e pelas redes sociais do Legislativo paulistano, como o canal Câmara São Paulo no YouTube.
Dessa forma, a Audiência Pública da Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente sobre o Projeto de Lei 222/2024 – Parque do Rio Bixiga, agendada para o dia 1º de julho às 16h, promete ser um importante espaço de discussão e participação da população na construção de políticas urbanas e ambientais para a cidade de São Paulo.