A nota oficial do governo brasileiro manifestou apoio e solidariedade ao presidente Luis Arce e ao povo boliviano. Além disso, destacou que o Brasil estará em constante interlocução com as autoridades legítimas da Bolívia e com os demais países da América do Sul para repudiar a violação da ordem constitucional e reafirmar o compromisso com a democracia na região.
Segundo o Itamaraty, os atos em curso na Bolívia são incompatíveis com os compromissos assumidos pelo país perante o Mercosul, sob o Protocolo de Ushuaia. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também se pronunciou em defesa da democracia na região, afirmando que golpes nunca deram certo.
O Ministério das Relações Exteriores informou que está monitorando de perto a situação dos brasileiros que vivem na Bolívia e disponibilizou números de emergência para contato. Em caso de necessidade, os nacionais podem ligar para os telefones de plantão do setor consular da Embaixada em La Paz, dos Consulados-Gerais em Cochabamba e em Santa Cruz de la Sierra, e dos Consulados em Cobija, Guayaramerin e Puerto Quijarro. O plantão consular do Itamaraty também permanece disponível para atendimento.
A preocupação com a situação na Bolívia gerou uma onda de solidariedade e apoio por parte do governo brasileiro, que está atento aos desdobramentos e pronto para agir em defesa da democracia e da ordem constitucional na região.