A SSP ressaltou que ainda existe subnotificação nos casos de estupros, indicando que muitos incidentes não chegam a ser denunciados. O governo paulista tem se esforçado para incentivar as vítimas a relatarem os crimes, visando contornar a falta de informação sobre a realidade dessas ocorrências.
Por outro lado, foi registrado um declínio nos números de feminicídios pelo segundo mês consecutivo. Em maio, a polícia atendeu a 18 casos, representando uma diminuição de três ocorrências em relação ao mesmo período do ano anterior.
Entretanto, nem todas as estatísticas de crimes contra a vida apresentaram resultados positivos. Os homicídios dolosos tiveram um aumento em todo o estado, com 199 casos relatados em maio, quatro a mais do que no ano passado. Além disso, os latrocínios, roubos seguidos de morte, aumentaram de 13 para 19 casos.
No que diz respeito aos crimes de roubos e furtos, houve uma redução significativa. Os roubos em geral diminuíram 14,3%, totalizando 16.061 ocorrências, enquanto os furtos apresentaram uma queda de 8,4%, totalizando 45.940 casos em maio.
Esses dados revelam uma realidade complexa quando se trata da segurança pública em São Paulo, com avanços em alguns tipos de crimes e retrocessos em outros. A atuação das autoridades e o incentivo à denúncia por parte da população são cruciais para a redução desses índices e garantia da segurança de todos os cidadãos do estado.