O público-alvo da vacinação inclui pessoas com mais de 18 anos que estão mais expostas ao risco de contrair a doença, como aquelas que trabalham com animais de fazendas de couro, aves domesticadas, aves selvagens, entre outros. Também estão inclusos na lista de prioridade médicos veterinários, profissionais de laboratório que manuseiam o vírus da gripe aviária e contatos próximos de caso suspeitos ou confirmados da doença.
É importante ressaltar que, até o momento, não foram registrados casos de gripe aviária em humanos na Finlândia. A vacinação é considerada uma medida preventiva para evitar a propagação do vírus e proteger a população em risco.
Em 2023, o país enfrentou um surto de gripe aviária que resultou em mortes em massa de aves selvagens e causou danos significativos nas fazendas de produção de peles. A vacinação é parte do esforço do governo finlandês para evitar que novos surtos ocorram e proteger a saúde pública.
Com essa iniciativa inovadora, a Finlândia se destaca como líder na prevenção de doenças e na proteção da população contra ameaças de saúde emergentes. A vacinação contra a gripe aviária é mais um passo importante na luta contra a pandemia e na promoção do bem-estar da sociedade como um todo.