Apesar do calor intenso, o Inmet aponta que na terça-feira (25) haverá um alívio, com a temperatura máxima chegando a 22°C, acompanhada de alta nebulosidade e possibilidade de chuva isolada na capital paulista. No entanto, a tendência é de que as temperaturas voltem a subir na quarta-feira (26).
O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo destaca a predominância do ar seco na região, o que mantém a umidade baixa e impede a chegada de frentes frias. Essa massa de ar seco também predomina em parte do Centro-Oeste e do Sudeste do país.
A previsão do tempo aponta que a semana deverá ser marcada por calor e baixa umidade em grande parte do estado de São Paulo, assim como em boa parte do Sudeste e do Centro-Oeste. No Nordeste, o calor também é intenso, com pancadas de chuva concentradas na parte leste, mais próxima da costa.
Já no Norte do país, a maior parte da chuva prevista para a semana deve se concentrar em estados como Amazonas, Roraima, Amapá e no nordeste do Pará, podendo superar os 60 mm. Enquanto no Sul, as chuvas podem ultrapassar os 50 mm em áreas centrais do Rio Grande do Sul, com a chegada de duas massas de ar frio ao longo da semana.