Durante o evento, Lula anunciou a cessão de terrenos da União para o setor portuário, visando a consolidação do Complexo Portuário e Industrial em Luís Correia, que será o primeiro porto marítimo do Piauí. Além disso, foi autorizada a construção de um Polo de Inovação para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, com investimento de R$15,3 milhões.
Outro destaque foi a contratação de 1.351 moradias no estado, em 15 empreendimentos do programa Minha Casa, Minha Vida, com investimento total estimado em R$193,7 milhões. A caravana também marcou o lançamento da Estratégia Nacional de Governo Digital, focada em melhorar a qualidade dos serviços públicos prestados à população de forma inclusiva e transparente.
Além disso, o Piauí formalizou sua adesão ao Programa Nacional de Gestão e Inovação, que visa qualificar a gestão pública e fortalecer as capacidades do estado e municípios. O acordo inclui a criação de uma estratégia estadual de governo digital, a implantação de prova de vida no sistema previdenciário e a expansão do uso do Sistema Eletrônico de Informações nos municípios.
Esta foi a primeira vez que o presidente Lula participou da Caravana Federativa, que tem como objetivo promover o diálogo entre órgãos federais e gestores locais. Ao longo de dois dias, foram realizados painéis, palestras e oficinas abordando temas como assistência social, saúde, habitação e infraestrutura. A caravana já passou por diversos estados, proporcionando um canal direto de interação entre governo federal e entes federativos.