De acordo com a CSRC, a prioridade será apoiar empresas que possuam tecnologias inovadoras e de ponta para que possam ser listadas no índice. A Comissão reconhece que algumas empresas de tecnologia ainda não são lucrativas devido aos altos gastos com pesquisa e desenvolvimento, por isso, continuará abrindo espaço para que essas empresas, que se encaixem na estrutura de “novas forças produtivas” do presidente Xi Jinping, realizem a abertura de capital.
Além disso, a CSRC informou que irá aumentar o apoio para fusões e aquisições de empresas listadas no Star Market, incentivando também a consolidação de empresas em suas cadeias de suprimentos. Essas novas medidas foram anunciadas após o presidente da CSRC, Wu Qing, indicar as próximas reformas durante seu discurso principal no fórum financeiro anual Lujiazui, em Xangai.
Os mercados chineses têm apresentado uma leve recuperação após um ano de quedas, principalmente devido ao crescimento econômico do país no primeiro trimestre, que superou as expectativas. No entanto, o Índice Composto de Xangai ainda está atrás de outros índices de ações regionais, com um aumento de apenas 1,45% no acumulado do ano, após uma queda de mais de 11% em 2023.
Na quarta-feira, o índice Star Market 50 encerrou em queda de 0,7%, enquanto o índice CSI300 caiu 0,5%. Essas ações da CSRC visam conter a volatilidade do mercado de capitais, especialmente após Wu Qing assumir a presidência do órgão regulador em fevereiro. A expectativa é de que essas medidas contribuam para uma estabilização e crescimento mais sustentável do mercado acionário chinês.