Programa Domingão Tarifa Zero da prefeitura de São Paulo transportou 81,3 milhões de passageiros em seis meses, com aumento de 32% nos embarques.

O Programa Domingão Tarifa Zero completou seis meses em vigor nesta segunda-feira (17) e já transportou gratuitamente 81,3 milhões de passageiros na capital paulista. De acordo com a SPTrans, que gerencia o sistema de transporte público municipal, houve um aumento significativo de 32% em relação ao período de dezembro de 2022 a junho de 2023, quando 59,2 milhões de passageiros utilizaram o transporte por ônibus na cidade de São Paulo.

Implementado pela prefeitura em dezembro de 2023, o Programa Domingão Tarifa Zero tornou os ônibus municipais gratuitos aos domingos. As datas de maior destaque foram os domingos próximos ao Natal, com um aumento de 130% em comparação ao ano anterior, e véspera do Réveillon, com um crescimento de 93%. Além disso, o domingo 18 de fevereiro, marcando o encerramento dos desfiles de blocos de rua do carnaval de São Paulo, registrou um aumento de 50% em comparação a 2023.

A prefeitura também observou um aumento na visitação aos parques municipais, com um crescimento de 177% em comparação ao mesmo período do ano anterior. A maioria dos visitantes concentrou-se em parques localizados na periferia da cidade, como o Parque do Carmo, Tiquatira, Fazenda do Carmo (zona leste) e o Bororé (zona sul).

O coordenador do Programa de Mobilidade Urbana do Instituto de Defesa de Consumidores (Idec), Rafael Calabria, destacou que a prefeitura de São Paulo tem capacidade para promover o Domingão Tarifa Zero, mas os erros no programa prejudicaram seus resultados. Ele apontou que a qualidade do sistema de transporte coletivo continua sendo um obstáculo, com problemas de oferta, frequência e pontualidade que desencorajam os passageiros a utilizarem o serviço aos domingos.

Calabria ressaltou um “erro administrativo” da prefeitura, que mantém um contrato com as empresas de ônibus baseado no pagamento por passageiro transportado. Isso resulta em um serviço de má qualidade, lucrativo para as empresas e mais custoso para a prefeitura nos domingos. A falta de ajustes nesse contrato, segundo ele, tem comprometido a eficácia do programa.

Em resumo, o Programa Domingão Tarifa Zero tem alcançado um grande número de passageiros e impactado positivamente a cidade de São Paulo, mas ainda enfrenta desafios estruturais que precisam ser endereçados para otimizar seus resultados e benefícios para a população.

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