Para participar, as escolas devem enviar, juntamente com os alunos inscritos, um Projeto de Lei para a Câmara Municipal, propondo soluções para os problemas enfrentados pela cidade de São Paulo. As inscrições devem ser realizadas por meio do e-mail [email protected]. Os interessados podem baixar a ficha de inscrição no site do evento.
Durante o processo de inscrição, os candidatos devem escolher um dos 12 partidos jovens disponíveis para representá-los no Parlamento Jovem. Os temas dos partidos incluem assistência social, cultura, defesa do consumidor, educação, emprego, esportes, lazer, habitação, meio ambiente, planejamento urbano, saúde, segurança urbana, trânsito e transporte.
Cada escola tem permissão para participar com apenas um Projeto de Lei e um representante. O Manual de Orientação com todas as regras do concurso está disponível para consulta no site do evento. Além disso, nesta edição os estudantes também terão a oportunidade de eleger líderes partidários, que representarão os jovens na definição dos temas a serem debatidos na Plenária.
A divulgação das escolas participantes está prevista para o dia 20 de agosto e a Sessão Plenária está agendada para o dia 21 de outubro na Câmara Municipal de São Paulo. Vale ressaltar que o Prêmio Parlamento Jovem Ensino Médio foi criado em 2019 com o intuito de proporcionar aos estudantes uma experiência democrática e educativa, em homenagem ao ex-vereador José Rogério Shkair Farhat, idealizador do Parlamento Jovem Paulistano para alunos do Ensino Fundamental.