Presidente Lula afirma que apenas ministro das Comunicações conhece a “verdade” sobre seu indiciamento pela Polícia Federal.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está no centro das atenções mais uma vez, desta vez devido ao indiciamento do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, pela Polícia Federal. Lula afirmou que apenas o ministro sabe a verdade sobre o que levou a esse desfecho e que pretende ter uma conversa franca com ele após sua participação na Cúpula do G7, na Itália.

Após desembarcar em Genebra, na Suíça, para participar de um fórum da Coalizão Global pela Justiça Social, iniciativa da Organização Internacional do Trabalho, Lula comentou sobre a situação delicada envolvendo Juscelino. O ministro foi indiciado em um inquérito da PF que investiga suspeitas de desvio de verbas federais da Codevasf, caso que veio à tona em janeiro de 2023.

O presidente admitiu que as acusações contra Juscelino representam um fator de desgaste para o governo e que está avaliando a situação politicamente, levando em consideração a fragilidade da base governista no Congresso. Ele ressaltou que é importante que cada indivíduo assuma a responsabilidade por seus atos e, se cometeu erros, que os reconheça.

Após o indiciamento do ministro, o partido União Brasil, que indicou Juscelino para o cargo, manifestou total apoio a ele, ressaltando a importância de respeitar o princípio da presunção de inocência e do devido processo legal. Juscelino também se pronunciou, caracterizando o indiciamento como uma ação política e previsível, parte de uma investigação que, segundo ele, distorce premissas e ignora fatos.

Em meio a toda essa polêmica, Lula adotou um tom tranquilo, ressaltando que é necessário que as pessoas provem sua inocência e que o indiciamento não significa necessariamente que o ministro cometeu erros. Ele afirmou que tomará uma decisão sobre o assunto após seu retorno da Itália e reiterou a importância de respeitar o devido processo legal em meio às investigações em curso.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo