Nova presidente da Petrobras, Magda Chambriard, decide trocar três diretores em sua gestão, buscando ajuste de perfil e diversidade de gênero.

Após três semanas no cargo, a nova presidente da Petrobras, Magda Chambriard, anunciou a troca de três dos oito diretores da companhia. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (14), indicando Renata Baruzzi para a Diretoria Executiva de Engenharia, Tecnologia e Inovação, Sylvia dos Anjos para a Diretoria Executiva de Exploração e Produção e Fernando Melgarejo para a Diretoria Executiva Financeira e de Relacionamento com Investidores.

Segundo a estatal, as indicações passarão por procedimentos internos de governança corporativa e serão submetidas ao Comitê de Pessoas e ao Conselho de Administração para deliberação. Os atuais diretores permanecerão em seus cargos até que a aprovação dos novos nomes seja concluída. Com as mudanças, Joelson Falcão Mendes, Carlos José do Nascimento Travassos e Carlos Alberto Rechelo deixarão a Diretoria Executiva.

É importante ressaltar que a Diretoria Financeira estava sob a gestão de Sergio Caetano Leite, que optou por deixar o cargo em maio juntamente com o presidente anterior, Jean Paul Prates. Após as mudanças, das nove posições da Diretoria Executiva, quatro serão ocupadas por mulheres, representando uma mudança significativa na composição da liderança da empresa.

Em uma conversa com jornalistas após um fórum com investidores internacionais, em que adiantou a troca na diretoria, Chambriard destacou que as alterações visam ao ajuste de perfil dos cargos. Ela agradeceu a liderança e contribuição dos diretores que deixarão seus cargos e enfatizou que as mudanças fazem parte do processo natural de gestão e não questionam a competência e comprometimento dos colegas.

Os novos diretores possuem ampla experiência em suas áreas de atuação. Sylvia dos Anjos é geóloga aposentada da Petrobras, com mais de 42 anos de experiência em exploração e produção. Fernando Melgarejo, por sua vez, possui 37 anos de experiência no Banco do Brasil S/A, com dedicados à área financeira. Já Renata Baruzzi, com 38 anos de carreira na Petrobras, tem expertise na área de engenharia e tecnologia, incluindo experiência internacional.

Com as mudanças na direção da Petrobras, espera-se uma nova dinâmica e estratégia na condução dos negócios da empresa e na busca por resultados sustentáveis a longo prazo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo