Por volta das 6h35 (horário de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 apresentava uma queda de 0,56%, sendo cotado a 513,16 pontos. A situação política na França também está no radar dos investidores, com os partidos de esquerda divulgando seu manifesto político em uma tentativa de desafiar a coalizão de extrema-direita, que está liderando as sondagens para as próximas eleições legislativas.
Além disso, a antecipação das eleições locais na França feita pelo presidente Emmanuel Macron após a derrota de seu partido para a extrema-direita nas eleições parlamentares da União Europeia também tem impactado o cenário político e econômico na região europeia.
Os investidores também estão aguardando comentários dos dirigentes do Banco Central Europeu (BCE) e do Federal Reserve (Fed) para avaliar a trajetória dos juros na zona do euro e nos Estados Unidos. No campo macroeconômico, a balança comercial da zona do euro apresentou um superávit de 19,4 bilhões de euros em abril, o que representa um aumento em relação ao saldo positivo do mês anterior.
No mercado acionário europeu, as bolsas de Paris, Londres, Frankfurt, Milão, Madri e Lisboa registravam quedas em seus índices. Destaque para a empresa francesa Casino, que estava enfrentando uma queda de 5% em Paris devido a mudanças internas na estrutura do grupo varejista.
Diante desse cenário de instabilidade política na França e das incertezas econômicas na Europa, os investidores estão operando com cautela, aguardando novas informações que possam orientar suas estratégias no mercado financeiro global.