Confronto com policiais da Rota resulta na morte de dois homens no Guarujá em mais um episódio violento na Baixada Santista

Na noite da última quarta-feira (12), dois homens, de 35 e 40 anos, foram mortos em uma operação da Rota (Rondas Ostensivas Tobias Aguiar), no bairro Perequê, em Guarujá, na Baixada Santista. De acordo com informações da Secretaria da Segurança Pública (SSP), os policiais estavam realizando diligências na região quando foram surpreendidos a tiros pelos suspeitos, resultando em um confronto.

A intervenção policial acabou com os dois suspeitos baleados e posteriormente encontrados sem vida pela equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que foi acionado para atender a ocorrência. Os homens apresentavam perfurações por arma de fogo no tórax, crânio e abdômen. Além disso, foram apreendidos dois celulares e as armas utilizadas pelos suspeitos, sendo uma pistola calibre .380 e um revólver calibre 38, bem como as armas dos policiais envolvidos na ação.

O caso foi registrado como localização/apreensão de objetos e morte decorrente de intervenção policial, e a Delegacia de Guarujá solicitou perícia no local para investigar as circunstâncias do ocorrido. Um Inquérito Policial Militar (IPM) também foi instaurado para apurar a conduta dos PMs envolvidos no confronto.

A Baixada Santista tem sido palco de diversos confrontos entre suspeitos e policiais militares, resultando em um número significativo de mortes. A Operação Verão, que recentemente chegou ao fim, totalizou 56 mortes em cerca de dois meses, sendo a segunda ação mais letal da história da polícia de São Paulo, ficando atrás apenas do massacre do Carandiru em 1992.

Com a junção das operações Verão e Escudo, que resultou em 36 vítimas no ano passado, a Baixada Santista acumula mais de 80 mortes decorrentes de ações policiais. A investigação sobre o caso continua em andamento para esclarecer os detalhes do confronto que resultou na morte dos dois suspeitos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo