Oferta de combustíveis líquidos no Brasil em crescimento, Opep prevê avanço do PIB em 2024

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) divulgou hoje um relatório no qual apresenta novas expectativas para a oferta de combustíveis líquidos e o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil até 2024. De acordo com a Opep, a oferta de combustíveis líquidos no Brasil deverá aumentar em 100 mil barris por dia neste ano, atingindo uma média de 4,3 milhões de barris por dia. Essa projeção representa uma revisão em relação ao relatório anterior, que indicava um aumento de 120 mil barris por dia.

O Brasil foi destacado como um dos três países de fora da Opep que mais contribuirão para o aumento da oferta global de combustíveis líquidos. Em 2024, o país ocupará o terceiro lugar nesse ranking, ficando atrás apenas dos Estados Unidos (com um acréscimo de 440 mil barris por dia) e do Canadá (com mais 240 mil barris por dia). Para o ano seguinte, a previsão é de que o Brasil fique em segundo lugar, atrás apenas dos Estados Unidos, com um aumento de 500 mil barris por dia.

No que diz respeito ao PIB, a Opep prevê um crescimento de 1,8% para o Brasil neste ano, uma revisão positiva em relação à previsão anterior, que era de 1,6%. Para o próximo ano, a expectativa se mantém em 1,9%. Vale ressaltar que a produção brasileira de combustíveis líquidos apresentou uma queda de 162 mil barris por dia em abril, chegando à média de 4,0 milhões de barris por dia. No entanto, em comparação com o mesmo período do ano passado, houve um aumento de 100 mil barris por dia.

Essas projeções da Opep refletem a confiança no crescimento da produção e da economia brasileira nos próximos anos, o que é um indicativo positivo para o mercado de combustíveis e para o desenvolvimento do país como um todo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo