Governo do Rio Grande do Sul promove campanha Mochila Cheia para ajudar estudantes afetados pelas enchentes e reconstruir bibliotecas.

O governo do Rio Grande do Sul iniciou uma campanha importante nesta segunda-feira (10) com o objetivo de ajudar crianças e jovens da rede estadual de ensino que foram afetados pelas enchentes ocorridas no final de abril e parte de maio. A iniciativa, denominada Mochila Cheia, consiste na arrecadação de livros e material escolar para possibilitar que os estudantes retornem às aulas em condições adequadas.

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) estabeleceu a meta de montar aproximadamente 100 mil kits escolares completos, incluindo itens como mochilas, cadernos, lápis de cor, canetas hidrocor, apontadores, entre outros. A seleção e organização dos donativos serão realizadas pela direção-geral da Seduc, levando em consideração a idade e série escolar dos beneficiários.

Além do material escolar, a secretaria identificou a necessidade de recompor o acervo mínimo em 138 bibliotecas escolares que foram destruídas pelas enchentes. Para isso, são necessários cerca de 48.662 títulos de literatura brasileira e universal em bom estado. A campanha também está aceitando doações de livros de literatura infantojuvenil.

O primeiro ponto de coleta da campanha Mochila Cheia está localizado em Porto Alegre, na Escola Estadual Maria Thereza da Silveira. No interior, as Coordenadorias Regionais de Educação serão responsáveis por organizar as doações em diversos locais. As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.

A situação da educação no estado também foi abordada, com 94,2% das escolas estaduais retomando as atividades e 92,8% dos estudantes retornando às salas de aula. No entanto, 1.086 escolas foram impactadas pelas chuvas em 255 municípios gaúchos, apresentando danos, problemas de acesso ou servindo como abrigo emergencial para famílias desabrigadas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo