No último dia 7, a agência enviou um ofício solicitando esclarecimentos à Golden Cross após anúncios na imprensa sobre a suspensão da venda. De acordo com a ANS, a operadora não tem autorização para suspender a comercialização de seus produtos na data anunciada (18 de junho). Todos os planos registrados na agência e com status de “ativos” devem permanecer disponíveis para aquisição pelos consumidores até que a suspensão seja devidamente autorizada pela ANS.
Em relação à parceria para utilização da rede da Amil pelos beneficiários da Golden Cross, a ANS destacou que não é necessário autorização, pois isso é permitido por lei e normativos da saúde suplementar. A agência ressaltou que a Golden Cross precisa comunicar a reguladora apenas nos casos em que houver mudança no tipo de contratação, o que ainda não foi feito no caso da utilização da rede da Amil.
É importante destacar que, segundo a ANS, como não se trata de transferência de carteira, o atendimento aos clientes não será alterado e a Golden Cross continua sendo responsável pela prestação de assistência. As operadoras são obrigadas a oferecer aos beneficiários todos os serviços previstos no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, de acordo com o contrato e dentro dos prazos estabelecidos pela agência.
Até o momento, a Golden Cross não respondeu aos questionamentos feitos pela Agência Brasil. A situação continua sendo acompanhada pela ANS para garantir que os beneficiários dos planos de saúde não sejam prejudicados pela suspensão da venda dos produtos da operadora.