A Caixa informou que os beneficiários não precisam se preocupar em abrir contas bancárias para receber o auxílio, pois o banco identifica automaticamente se o responsável familiar já possui conta corrente ou poupança na instituição e realiza o crédito de forma automática. Caso não tenham conta, a Caixa abrirá uma Poupança CAIXA Tem de forma automática para que o valor possa ser recebido através do aplicativo Caixa Tem.
Para que o Auxílio Reconstrução seja liberado, é necessário seguir algumas etapas. Primeiramente, as prefeituras devem cadastrar as famílias desabrigadas ou desalojadas e enviar as informações para o sistema do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. Em seguida, o responsável familiar deve acessar o site do Auxílio Reconstrução, realizar o login com a senha do portal Gov.Br e confirmar o cadastro. Os dados são então analisados pela Dataprev, que envia a folha de pagamento de forma escalonada para a Caixa realizar o crédito em até dois dias úteis após o recebimento da informação.
A movimentação do benefício pode ser feita através do cartão da conta corrente ou poupança, ou de forma digital no Internet Banking da Caixa, caso o beneficiário já tenha conta no banco. Para aqueles sem conta, a abertura de uma conta digital pelo aplicativo Caixa Tem possibilita a realização de compras, transferências via Pix, pagamento de contas e boletos, tudo de forma virtual.
A Caixa ressalta a importância de evitar ir até uma agência bancária, a menos que seja realmente necessário, incentivando o uso dos serviços digitais oferecidos para garantir a segurança e comodidade dos beneficiários.