Um dos participantes da reunião foi Alessandro Saade, superintendente executivo do Espro (Ensino Social Profissionalizante), que destacou a importância da socioaprendizagem para a inserção de adolescentes e jovens em vulnerabilidade social no mercado de trabalho. Saade ressaltou que a entidade é uma das principais certificadoras da Lei da Aprendizagem, conseguindo inserir cerca de 30 mil aprendizes por ano no mercado. No entanto, ele alertou que a política de aprendizagem ainda é subutilizada pelas empresas, deixando muitos jovens fora do mercado de trabalho.
Durante a reunião, também foi discutida a adaptação dos jovens ao ambiente corporativo e a importância de políticas públicas eficazes para garantir oportunidades e equidade para a juventude, especialmente os que estão em situação de vulnerabilidade social. O coordenador de Políticas para Juventude, Ramirez Augusto Lopes Tosta, ressaltou a importância de mais empresas cumprirem a cota de aprendizes, não apenas para beneficiar os jovens, mas também para qualificar a mão de obra de acordo com as demandas específicas de cada empresa.
O vereador Isac Félix destacou a importância de levar a discussão sobre jovens aprendizes para o âmbito federal, visando garantir oportunidades para os jovens em todo o país. A reunião contou com a presença dos vereadores Isac Félix, Rute Costa, Rinaldi Digilio e do presidente da Comissão de Finanças, vereador Jair Tatto. A discussão sobre políticas voltadas para a juventude e a importância da socioaprendizagem para a inserção dos jovens no mercado de trabalho foi o foco do encontro, que pode ser assistido na íntegra através do vídeo disponibilizado.