Nesta primeira fase do projeto, será realizado a construção de planos específicos para cada município, com o intuito de mapear os principais problemas e definir políticas locais de enfrentamento. Nove cidades foram selecionadas para essa etapa inicial: Petrópolis, Paraty, Angra dos Reis, Mangaratiba, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Belford Roxo, Nova Friburgo e Teresópolis, por serem consideradas mais vulneráveis.
A coordenação do projeto ficará a cargo da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, e a previsão é a entrega dos planos até o final de 2025. Baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o projeto foi dividido em três etapas essenciais: produção de informações e dados para embasar as decisões do governo estadual e dos municípios, capacitação de gestores públicos para atingir as metas da Agenda 2030 e engajamento da população na busca por soluções em prol do desenvolvimento sustentável.
O governador Cláudio Castro demonstrou entusiasmo com a parceria com a ONU-Habitat, ressaltando a experiência e conhecimento que a organização internacional traz para a implantação do projeto. A expectativa é que essa colaboração traga resultados efetivos e mensuráveis, contribuindo para a criação de um ambiente mais seguro e sustentável para os cidadãos do Rio de Janeiro.