Após quase um mês de interrupção devido às cheias dos rios e do lago Guaíba, os trens voltaram a funcionar na quinta-feira (30), abrangendo 13 estações em cinco municípios da região metropolitana. O novo horário estabelecido, das 6h às 20h, é mais extenso do que o inicialmente anunciado pela Trensurb, que era das 6h às 18h.
Neste período de operação emergencial, não será cobrada passagem, uma vez que os sistemas de bilhetagem da Trensurb foram afetados pelas cheias e ainda estão inoperantes. A companhia informou que dois trens circularão no trecho entre Mathias Velho e Unisinos, enquanto outro fará o trajeto de ida e volta entre Unisinos e Novo Hamburgo, com necessidade de baldeação na estação Unisinos.
A retomada das operações é gradual, e novas estações serão incluídas no trajeto conforme as condições de segurança permitirem. Além disso, novos horários de funcionamento serão acrescentados progressivamente. Para os passageiros que precisam se deslocar até Porto Alegre ou retornar da capital, está à disposição o serviço de ônibus que percorre a região metropolitana, com valor de R$ 6,85 por passageiro.
Com a volta das atividades dos trens, a população da região metropolitana de Porto Alegre conta com uma opção de transporte público a mais, possibilitando o deslocamento de forma mais ágil e acessível. A expectativa é de que, com a normalização das operações, a mobilidade na região seja restabelecida de forma gradual e eficiente.