Porto Alegre envia dados de mais de 60 mil famílias para benefício do Auxílio Reconstrução do governo federal, após atraso da prefeitura

Na última quarta-feira (29), a prefeitura de Porto Alegre enviou dados de mais de 30 mil famílias para o benefício do Auxílio Reconstrução do governo federal. Com isso, somado ao primeiro lote de 24,5 mil responsáveis familiares encaminhados na terça-feira (28), a capital gaúcha enviou um total de 59.430 cadastros até o momento. Até as 20h do dia 29, 55.817 famílias da cidade estavam aptas a receber o benefício.

O envio dos dados pela prefeitura ocorreu após oito dias do prazo aberto pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, destinado às prefeituras do Rio Grande do Sul afetadas pelas fortes chuvas. Essas informações são essenciais para que as famílias desalojadas, desabrigadas ou que perderam bens em decorrência das enchentes recebam o auxílio.

No entanto, a demora no envio dos dados impediu que os moradores de Porto Alegre recebessem o benefício de R$ 5,1 mil em parcela única, como estava previsto para a quinta-feira de pagamento do primeiro lote a 34,1 mil famílias afetadas pelas chuvas.

Para agilizar o atendimento e a identificação dos atingidos, a prefeitura criou o Registro Unificado, que começou a operar em 18 de maio. Esse sistema serve como base única de informações para direcionar os beneficiários a programas sociais dos três níveis do Poder Executivo.

Após o envio dos dados pelas prefeituras, os responsáveis familiares devem acessar o site do governo federal e validar suas informações no site do Auxílio Reconstrução, na aba “Sou Cidadão”. A confirmação dos dados pela Caixa Econômica Federal é necessária para a liberação do pagamento, que pode ser depositado em até 48 horas para aqueles que possuem conta na instituição ou em uma conta poupança aberta automaticamente.

Em resumo, a ação da prefeitura de Porto Alegre em enviar os dados das famílias atingidas pelas enchentes para o benefício do Auxílio Reconstrução demonstra um esforço conjunto para auxiliar aqueles que mais necessitam nesse momento de crise.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo