A recuo gradual das águas na capital gaúcha tem possibilitado a execução dos trabalhos de limpeza em 28 locais onde houve o escoamento. Desde o início do serviço, em 6 de maio, mais de 17,7 mil toneladas de resíduos, como móveis danificados, foram retiradas das ruas pela prefeitura. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos aguarda a diminuição dos níveis de água em áreas ainda inundadas para concluir a limpeza nessas regiões.
Cerca de 800 profissionais da limpeza estão atuando nos bairros mais afetados pela cheia, contando com o suporte de mais de 250 equipamentos, incluindo caminhões e retroescavadeiras. A população e as empresas que precisam descartar resíduos pós-enchente podem utilizar os pontos bota-espera localizados nas proximidades das regiões alagadas. Os materiais coletados serão destinados ao aterro de Gravataí após a separação.
Os terrenos destinados ao descarte ficam na Avenida Loureiro da Silva, próximo à Receita Federal; ao lado do Dmae; e na Avenida da Serraria. A cidade de Porto Alegre segue em alerta e mobilizada para lidar com as consequências da enchente e garantir a retomada gradual da normalidade em suas áreas afetadas.